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Trabalho apresentado no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/Universidade Federal de Santa Maria, para obetençao do Titulo de Técnico em Agropecuária
Por Luis Henrique Paloski (1) acadêmico em Psicologia; Wolmar Trevisol, (2) doutorando em Agronomia (ESALQ-USP)
Um novo conhecimento se justifica no momento em que ele construir melhores soluções para uma determinada problemática. Todavia, esse conhecimento só se caracterizará como uma verdade quando ele conseguir potencializar a plenitude da existência do ser. Luis Henrique Paloski, 2009.
RESUMO
Essa pesquisa teve enfoque quantitativo. Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da água energizada com técnica Reiki no desenvolvimento dos tecidos vegetais. O local do experimento foi o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, onde os experimentos foram desenvolvidos no primeiro semestre de 2008 e no primeiro semestre de 2009. Utilizaram-se plantas com as mesmas condições nutricionais e ambientais. Os tratamentos são descritos a seguir: Tratamento TAER (tratamento com água energizada com Reiki) em que a energia foi aplicada através da imposição das mãos sobre a água, e TT (tratamento testemunha, sem energização da água). Cada experimento envolveu culturas como de soja, milho e feijão, composto pelo plantio de trinta sementes em cada tratamento, ou seja, trinta sementes no TAER e trinta no TT. Verificou-se que no tratamento em que foi utilizada a água energizada com Reiki, as plantas obtiveram maior desenvolvimento vegetal (crescimento) quando comparadas com plantas sem água energizada. Desse modo, concluiu-se que a água bioenergizada é capaz de acelerar ou potencializar o crescimento celular do tecido vegetal.
Palavras-chave: Reiki; Água; Plantas.
1 PREÂMBULO
Essa produção textual teve origem com o Projeto de Pesquisa Apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, da Universidade Federal de Santa Maria. O presente trabalho buscou analisar a influência da água energizada com Reiki no crescimento vegetal.
Esse estudo é relevante pelo fato de que o mundo está necessitando de técnicas de produção menos agressivas ao meio ambiente, mais sustentáveis, dessa forma, o estudo pretende comprovar que a água energizada com técnica do Reiki melhora o crescimento vegetal. E com issodemonstrando para as pessoas que é possível influenciar na qualidade do processo produtivo obtendo alimento de alto valor biológico eenergético, pois é visível que os alimentos produzidos com as práticas convencionais provocam degradação da saúde humana (nutricionalmente e energeticamente) e com Técnica do Reiki e a homeopatia vegetal é possível pensar em outra realidade mudar essa realidade. Encontramos em Bird e Tompkins (2000), que o simples fato de pensar em uma planta pode alterá-la.
Os objetivos do trabalho foram: estudar a influência da técnica de energização com Reiki na água de irrigação, analisando a interferência no desenvolvimento de tecidos vegetais. Analisar as diferenças no crescimento entre plantas tratadas com a água energizada com Reiki, em plantas submetidas às mesmas condições nutricionais e ambientais, porém sem a aplicação do Reiki; Investigar se o equilíbrio da energia vital produzido pela energização reiki é capaz de acelerar ou potencializar o crescimento celular do tecido vegetal.
Nesse aspecto deve-se entender que o ser humano quando capacitado pode trabalhar com as técnicas do Reiki para produzir o equilíbrio dele mesmo, das plantas, dos animais, ou seja, a aplicação do Reiki é enorme. Com estudos detalhados, estes conhecimentos e técnicas podem ser direcionados para os cultivos agrícolas, aumentando consideravelmente, a produção e a qualidade dos alimentos, dispensando o uso de agrotóxicos.
No decorrer desse texto encontram-se algumas informações acerca das plantas utilizadas no experimento, reflexões sobre a água, mente e energia. Posteriormente existe uma explicação de como foi realizada a energização da água com Reiki, que foi utilizada na pesquisa. Na sequência, explana-se sobre como ocorreu o estudo propriamente dito, cada uma das etapas. Por fim, aborda-se os resultados obtidos por meio do estudo. Nesse estudo aplicação de Reiki e energização com Reiki são entendidos como sinônimos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Entende-se como Reiki a antiga arte da cura pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa. Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia da Vida Universal. Aos interessados está disponível no site Casa da Energia (2009) a história do reiki.
Aborda-se agora um pouco sobre os tipos de plantas utilizadas nos experimentos. Os exemplares de grãos utilizados na pesquisa foram escolhidos basicamente pelo fato de eles terem um bom desenvolvimento no período do ano em que a pesquisa foi desenvolvida. Outros critérios que foram levados em consideração foi a facilidade de se encontrar as sementes que seriam utilizadas nos experimentos.
Conforme o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB, 2009), o milho (zea mays) é uma espécie da família das gramíneas. Atualmente é o terceiro cereal mais utilizado no planeta. Essa cultura está disseminada numa ampla região do globo, em altitudes que vão desde o nível do mar até 3 mil metros. O México e a Guatemala são considerados os países que deram origem ao milho que existe nos dias de hoje.
A mais remota espiga de milho foi achada no vale do Tehucan, na região onde hoje se localiza o México, datada de 7.000 A.C. O Teosinte ou alimento dos deuses, como era chamado pelos maias, deu ascendência ao milho por meio de um processo de seleção artificial. O Teosinte ainda é encontrado na América Central. No decorrer do tempo, o ser humano promoveu uma crescente domesticação do milho por meio da seleção visual no campo, considerando importantes características, tais como produtividade, resistência à doenças e capacidade de adaptação, dentre outras, dando origem às variedades hoje conhecidas. (CIB, 2009).
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, 2009), a soja (Glycine max) inicialmente constituía espécies de plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, especialmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Seu desenvolvimento iniciou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. Sua importância na dieta alimentar da antiga civilização chinesa era tal, que a soja, era considerada um grão sagrado, com direito a cerimoniais ritualísticos na época da semeadura e da colheita.
Ainda segundo a EMBRAPA (2009), a soja apesar de conhecida e explorada no Oriente há mais de cinco mil anos, o Ocidente ignorou o seu cultivo até a segunda década do século vinte, quando os Estados Unidos começaram sua exploração comercial.
Conforme o Centro de Inteligência do Feijão (CIFEIJÃO, 2009), o feijoeiro comum (Phaeseolus vulgaris L.) é uma planta cultivada há milhares de anos pela espécie humana. Sua ascendência até hoje, compõe fonte de divergência entre os estudiosos da área. Diferentes hipóteses procuram explicar a origem da planta e ainda de quando teria o homem começado a utilizá-la como uma cultura doméstica. Determinadas evidências levam à hipótese de que o centro de origem da planta e sua domesticação como cultura teriam ocorrido na região da Mesoamérica, por volta de 7000 anos A.C., uma vez que cultivares selvagens, similares a variedades crioulas, foram encontrados nessa região, mais especificamente no México. Supõe-se que a partir dessa região, a cultura teria, posteriormente, disseminado para toda a América do Sul.
Há outra corrente de estudiosos que, baseados em achados arqueológicos que remontam a 10.000 A.C., sustentam a hipótese de que a origem da planta e sua domesticação seria a América do Sul, mais especificamente no Peru. Dali teria a sua cultura sido disseminada para a parte norte do continente. (CIFEIJÃO, 2009).
Na sequência aborda-se temas relacionados a esse trabalho como a água, a energia e a mente humana.Na perspectiva de Capra (1983), é fundamental compreender que existe no universo uma unidade entre todas as coisas, ou seja, há uma inter-relação de todos os acontecimentos e objetos. As pessoas deveriam entender que as coisas são como partes interdependentes e inseparáveis do todo cósmico. Dessa forma, trabalha-se na sequência um pouco dos três conceitos fundamentais para essa pesquisa, a água, a energia e a mente.
A casa dos seres humanos, dos animais, dos vegetais e ainda de muitas outras criaturas vivas é uma casa azul, ou melhor, um lar azul, ou seja, a terra é o único planeta do sistema solar em que é possível encontrar água nos estados, gasoso, líquido e sólido. O surgimento, desenvolvimento e a manutenção da vida na gaia só é possível devido a existência da água. (TUNDISI, 2003).
Conforme Atkins (2009), a água é uma molécula poliatômica, constituída de seis orbitais atômicos. Sendo que, o composto mais importante de oxigênio e hidrogênio é a água. A água, em estado puro, congela a 0° C e ferve a 100°, sofre expansão ao congelar, é incolor e inodora, possui sua densidade máxima a 4°C.
Segundo Tundisi (2003), aproximadamente 60% a 70% da massa do ser humano é constituída de moléculas de água. Dessa forma, a água para os seres humanos representa a primeira demanda fisiológica. É lamentável e contraditório que a população humana seja a principal responsável pelos prejuízos causados à água, como a poluição.
Referente ao consumo de água das plantas salienta-se que sem a presença da água não existe a possibilidade do desenvolvimento de nenhum exemplar vegetal e, consequentemente, da população humana. (TUNDISI, 2003).
Nas plantas a água possui atributos que lhe permite agir como um solvente e ser prontamente transportada ao longo do corpo da planta. Tais características resultam primariamente da estrutura polar da molécula de água. Sendo que a água tanto faz parte de moléculas presentes no protoplasma celular como compõe água de hidratação e soluções, dissolvendo íons e pequenas substâncias orgânicas (Paiva & Oliveira, 2006).
No que alude a mente, Sigmund Freud na sua primeira tópica trabalha o inconsciente, pré-consciente e consciente. Sendo que o inconsciente possui conteúdos psíquicos que carecem de consciência; tende a satisfação dos desejos, ignora a realidade, são atemporais, possui conteúdos ativos, regime energético livre e móvel. Freud considerava os sonhos como um dos caminhos para a descoberta do inconsciente. (LAPLANCHE, 2001).O pré-consciente compreende a censura entre o pré-consciente e inconsciente (sala de espera para o consciente); ele rege-se pelo processo secundário. São aqueles materiais que estão na mente e não estão sendo utilizados, mas que o sujeito pode evocar. E o consciente sistema percepção-consciência. Censura funcional que deixa passar os elementos psíquicos pré-conscientes que interessam à consciência em um dado momento. A consciência tem ligação também com a percepção. (HALL, LINDZEY, CAMPBELL, 2000).O entendimento de mente desse escrito assemelha-se ao entendimento do self, para Jung que o considerava como centro da psique, incluindo topos os aspectos do consciente e do inconsciente, que muito se assemelha a primeira tópica de Freud trabalhada acima. É interessante lembrar que o Freud foi o pai da psicanálise e Jung foi muito próximo de Freud por algum tempo. (FARAH, 1995).Encontra-se em Matthews, (2007), que o vocábulo mente é oriundo do latim mente. A mente humana representa o raciocínio, o pensamento, a inteligência, o espírito, a imaginação, a vontade, uma disposição, um intento, um desígnio. A mente é uma instância que possui a capacidade de diferenciar os seres humanos dos outros seres vivos, ela possibilita ao seres humanos pensar, refletir, questionar.O autor Atkinson (2008), comenta que as ondas de pensamento são emanadas das mentes de todos os seres humanos, subconscientemente e sem desígnio, e normalmente sem muita força. Todavia existem ondas de pensamento que são impulsionadas com enorme força, gerando um grau de influência na medida em que são projetadas. O interessante é que as pessoas podem direcionar o alvo de ação dessas ondas de pensamento criando um campo de energia em volta do objeto ou situação alvo. E a duração dessas ondas é infinitamente superior à existência de quem as criou. Para esse autor a influência mental é uma lei universal, sendo que, ele entende que a mente pode influenciar tudo e todos direta e indiretamente.
Muitos autores defendem que a mente e o cérebro são instâncias diferentes, no entanto elas possuem uma ligação muito tênue. Referente ao cérebro Arntz (2007), comenta que: a) o cérebro é pelo menos mil vezes mais rápido que o computador mais rápido do mundo; b) este órgão contém tantas células quanto às estrelas da Via – Láctea, algo próximo de 100 bilhões; c) o córtex cerebral tem por volta de 60 trilhões de ligações neuronais; d) um pedaço do encéfalo do tamanho de um grão de areia contém 100 mil neurônios e 1 bilhão de sinapses; e) o cérebro está sempre em funcionamento, durante a vida inteira e até no sono.
Os construtores desse trabalho compreendem a energia do Reiki como uma força que gera transformações relativas ao fenômeno biológico. Sendo que, tudo que expressa trabalho depende da existência da energia, a mesma pode se apresentar como mecânica, elétrica, magnética, química, radiante, luminosa, nuclear etc. (BALL, 2005).
O pesquisador japonês Masaru (1986), no livro Mensagens da água, revela suas experiências, em que investiga o fenômeno Hado (do japonês onda, ou movimento) que consiste em alterar o padrão vibratório da água, por meio de música, imagens e oração. A prova de que a água é alterada está na observação dos seus cristais (figura 1), após o congelamento. O mais interessante é que a ciência não consegue controlar o processo de formação dos cristais, mas, pelo visto, o pensamento o faz.
Figura 1. Imagem da esquerda mostra um cristal de água após o som de uma oração e a imagem da direita mostra a mesma molécula antes do som da oração. As vantagens visíveis do uso da água energizada com Reiki são que não há custos para fazer a energização; toda pessoa capacitada pode energizar a água com Reiki; Influencia de forma benéfica o desenvolvimento celular das plantas; Não prejudica o meio ambiente; Equilibra as plantas energeticamente. Não há nenhuma desvantagem para o meio ambiente, pessoas ou qualquer ser, pois se trata de uma energia cósmica existente no universo e em todas as pessoas.
3 METODOLOGIA DO EXPERIMENTO
Para fazer a energização inicialmente foi feito uma limpeza mental, no aplicador da energia Reiki. Há a necessidade de serenidade e concentração durante a aplicação do Reiki. Os materiais utilizados foram um vasilhame (jarra) e água potável. Com a água colocada no vasilhame foi posicionado as mãos sobre ela, fechado os olhos e visualizado um feixe de luz (energia universal) vindo do cosmos entrando pela cabeça (chakra coronário), saindo pelas mãos (palmo chakras) e penetrando diretamente na água. Essa visualização foi mantida por cinco minutos, durante a aplicação do Reiki. A água energizada com Reiki foi utilizada nas plantas do Tratamento com Água Energizada com Reiki (TAER). Sendo utilizada a aplicação do Reiki na água diariamente.
3.1 O Experimento
O estudo foi conduzido em cinco experimentos, sendo que cada um deles era composto por um tratamento testemunha que não recebia água energizada com Reiki (TT) e outro o tratamento com água energizada com Reiki (TAER). É fundamental salientar que em todos os experimentos a única variável diferente era a presença ou a ausência da água energizada com Reiki. Sendo que, tanto o tratamento testemunha como o tratamento experimental, recebiam a mesma quantidade de água, o mesmo substrato, substrato é o material em que são colocadas as sementes, e a mesma exposição à luz solar.
3.1.1 Primeiro experimento
O primeiro experimento teve início em 10 setembro de 2008, realizado no CAFW/UFSM. Foram utilizadas sessenta sementes de milho (Zea mays ssp) que ficaram imersas em água de fonte por dois dias. Trinta sementes ficaram em um pote separado com água de fonte submetida ao Reiki, e as outras trinta sementes ficaram com apenas água de fonte. Ou seja, este experimento constou em dois tratamentos, o primeiro tratamento testemunha (TT) com água sem influência do Reiki com trinta sementes e o segundo tratamento com água energizada com Reiki (TAER) e com trinta sementes.
Após o período de dois dias, as sessenta sementes submetidas a ambas as situações foram semeadas em uma bandeja plástica (três carreiras com cinco células cada uma, sendo colocadas duas sementes por célula) preenchido com substrato comercial à base de fibra de coco. No total, houve duas bandejas, sendo que uma conteve as sementes tratadas com água energizada com Reiki e a outra bandeja recebeu a mesma quantidade de semente, porém sem a água submetida a aplicação do Reiki.
A variável que foi estudada é a altura da planta (AP). A primeira avaliação da altura de cada planta foi realizada dez dias após a semeadura, sendo repetida sete dias depois. Sua determinação foi tomada com régua graduada, a partir do nível do substrato (colo) a altura máxima da planta. Os resultados foram obtidos através da soma das medidas das plantas de cada vaso, dividido pelo número de plantas. Sendo que esse procedimento foi repetido no segundo, terceiro, quarto e quinto experimento.
3.1.2 Segundo experimento
O segundo experimento teve início em 10 fevereiro de 2009, realizado no CAFW/UFSM, em que foram utilizadas sessenta sementes de soja (Glycine max) que ficaram imersas em água de fonte por dois dias. Sendo que, trinta sementes ficaram em pote separado com água de fonte tratada com aplicação de Reiki e outras trinta só com água. Ou seja, este experimento utilizou os mesmos tratamentos do primeiro.
Após este período, as sessenta sementes submetidas a ambas as situações foram semeadas em bandeja plástica e preenchido com substrato comercial à base de fibra de coco. No total, houve duas bandejas, sendo que uma conteve as 30 sementes com a aplicação de Reiki e a outra bandeja recebeu a mesma quantidade, porém sem receber a água submetida à aplicação de Reiki. A variável é a mesma do primeiro experimento.
3.1.3 Terceiro experimento
O terceiro experimento teve início em 08 de março 2009, realizado no CAFW/UFSM. Foram utilizadas sessenta sementes de feijão (Phaseolus vulgaris) que ficaram imersas em água de fonte por dois dias. No entanto, trinta sementes em pote separado com água tratada com aplicação de Reiki. Ou seja, este experimento também utilizou os mesmos tratamentos do primeiro.
Após este período, as sessenta sementes submetidas a ambas as situações foram semeadas em bandeja plástica e preenchido com substrato comercial à base de fibra de coco. No total, houve duas bandejas, sendo que uma conteve as 30 sementes com a aplicação de Reiki e a outra bandeja recebeu a mesma quantidade, porém sem receber a água submetida ao Reiki. A variável é a mesma do primeiro experimento.
3.1.4 Quarto experimento
O quarto experimento teve inicio em 29 de março 2009, realizado no CAFW/UFSM. Foram utilizadas sessenta sementes de milho (Zea mays ssp) que ficaram imersas em água de fonte por dois dias. No entanto, trinta sementes em pote separado com água tratada com a aplicação de Reiki. Ou seja, este experimento utilizou os mesmos tratamentos do primeiro experimento.
Após este período, as sessenta sementes submetidas a ambas as situações foram semeadas em bandeja plástica e preenchido com substrato comercial á base de fibra de coco. No total, houve duas bandejas, sendo que uma conteve as 30 sementes com a aplicação de Reiki e a outra bandeja recebeu a mesma quantidade, porém sem receber a água submetida ao Reiki. A variável é a mesma do primeiro experimento
3.1.5 Quinto experimento
O quinto experimento teve início em 29 abril 2009, realizado no CAFW/UFSM, em que foram utilizadas sessenta sementes de feijão (Phaseolus vulgaris) que ficaram imersas em água de fonte por dois dias. No entanto, trinta sementes em pote separado com água tratada com Reiki. Ou seja, este experimento utilizou os mesmos tratamentos do primeiro experimento.
Após este período, as sessenta sementes submetidas a ambas as situações foram semeadas em bandeja plástica e preenchido com substrato comercial à base de fibra de coco. No total, houve duas bandejas, sendo que uma conteve as 30 sementes energizadas com Reiki e a outra bandeja recebeu a mesma quantidade, porém sem receber a água submetida ao Reiki. A variável é a mesma do primeiro experimento.
4 OS RESULTADOS
Pode-se perceber com a análise dos dados obtidos pela pesquisa que em todos os casos as plantas que recebiam água com a aplicação de Reiki apresentaram maiores crescimentos que aquelas do tratamento testemunha. A seguir apresentam-se os resultados detalhados de cada experimento.
4.1 Primeiro experimento
No primeiro experimento com milho, a primeira avaliação (AP1), TT apresentou crescimento médio de 6,61 cm/planta, já o TAER obteve média de 8,92 cm/planta que representa 2,31cm/planta a mais que o TT. Na segunda avaliação (AP2), TT estava com 17,69 cm/planta e TAER com 22,57 cm/planta que representa 4,88 cm/planta a mais que TT. O gráfico 1 mostra os resultados obtidos no primeiro experimento sendo que a avaliação da altura das plantas (AP1 e AP2) é em cm.
4.2 Segundo experimento
No segundo experimento com soja, na primeira avaliação AP1, TT apresentou crescimento médio de 14,77 cm/planta, já o TAER obteve média de 16,69 cm/planta que representa 1,92 cm/planta a mais que o TT. Na segunda avaliação AP2, TT estava com 18,10 cm/planta e TAER com 22,21 cm/planta que representa 4,11 cm/planta a mais que TT. O gráfico 2 mostra os resultados obtidos no segundo experimento sendo que a avaliação da altura das plantas (AP1 e AP2) é em cm.
4.3 Terceiro experimento
No terceiro experimento com feijão, a primeira avaliação AP1, TT apresentou crescimento médio de 8,40 cm/planta, já o TAER obteve média de 11,56 cm/planta que representa 3,16 cm/planta a mais que o TT. Na segunda avaliação AP2, TT estava com 11,98 cm/planta e TAER com 16,56 cm/planta que representa 4,58 cm/planta a mais que TT. O gráfico 3 mostra os resultados obtidos no terceiro experimento sendo que a avaliação da altura das plantas (AP1 eAP2) é em cm.
4.4 Quarto experimento
No quarto experimento com milho, a primeira avaliação AP1, TT apresentou crescimento médio de 7,48 cm/planta, já o TAER obteve média de 14,06 cm/planta que representa 6,60 cm/planta a mais que o TT. Na segunda avaliação AP2, TT estava com 12,18 cm/planta e TAER com 19,95 cm/planta que representa 7,77 cm/planta a mais que TT. O gráfico 4 mostra os resultados obtidos no quarto experimento sendo que a avaliação da altura das plantas (AP1 e AP2) é em cm.
4.5 Quinto experimento
No quinto experimento com feijão, a primeira avaliação AP1, TT apresentou crescimento médio de 4,83 cm/planta, já o TAER obteve média de 10,25 cm/planta que representa 5,42 cm/planta a mais que o TT. Na segunda avaliação AP2, TT estava com 13,52 cm/planta e TAER com 16,62 cm/planta que representa 3,1 cm/planta a mais que TT. O gráfico 5 mostra os resultados obtidos no quinto experimento sendo que a avaliação da altura das plantas (AP1 e AP2) é em cm.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nos dados desse trabalho pode-se perceber que a água energizada com Reiki pode influenciar no crescimento vegetativo das plantas. As forças energéticas do Reiki são complexas, ainda pouco estudadas, cujos princípios básicos podem ser explicados pela física quântica, sendo que a sua eficiência deve-se ao equilíbrio mental do praticante (prática, técnica, estado emocional e mental). A utilização da água energizada com Reiki para agricultura de base ecológica é de grande valia, pois pode ser feito por qualquer pessoa capacitada, quase sem custo. As plantas em equilíbrio energético têm seu metabolismo mais eficiente, possibilitando um maior desenvolvimento das mesmas. Pode-se comprovar que o equilíbrio da energia vital produzido pelo reiki é capaz de acelerar e potencializar o crescimento celular do vegetal.
Verificando os resultados das medições é possível perceber que em todos os casos o tratamento com água energizada com Reiki mostrou-se superior ao tratamento testemunha. Salienta-se que a segunda medição do quarto experimento foi a que mais se diferenciou do tratamento testemunha com uma diferença média superior a 7 centímetros. Ressalta-se que autor Arntz (2007), em seu livro comenta que o simples fato de observar determinada situação ou objeto pode influenciá-la. E ainda que a matéria pode ser controlada pela mente.Para finalizar, expõe-se um pensamento de Castañeda (apud Capra 1983): Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo quando assim ordena o seu coração. Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas vezes julgar… Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo o caminho é bom. Caso contrário o caminho não possui importância alguma.
REFERÊNCIAS
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