Veja, no nosso site, a nossa lista de Mestres Credenciados e Terapeutas Reiki Credenciados – Todos os nossos filiados tiveram suas Linhagens investigadas e checadas. A Associação só admite filiados depois de checar a Linhagem, que é pré-requisito para o Reikiano. Sem a Linhagem não há Reikiano.
Há vários passos para você reconhecer um Mestre Reiki legítimo:
Iniciações – Um Mestre Reiki de confiança é aquele que passou pelo processo de iniciações presenciais, realizadas por mestre credenciado, nos quatro primeiros níveis, básicos e fundamentais na Terapia Reiki (Níveis I, II, III-A e III-B), e seus certificados apresentam a linhagem desde o fundador do Reiki. Sem iniciação não há Reiki. Esta Associação teve acesso direto a documentação da Mestra Takata, que conservava as originais orientações do Mestre Mikao Usui.
Iniciação à distância – O simples fato de alguém lhe oferecer iniciações à distância já atesta que essa pessoa NÃO é Mestre Reiki, muito menos é reikiano. Também é duvidosa e não é recomendável a iniciação coletiva (várias em uma sala sem receber, individualmente, a iniciação). Esta Associação investigou vários casos de pessoas que foram submetidas a iniciações coletivas e constatou que elas não foram iniciadas.
Prazo entre os níveis – É um pré-requisito haver um prazo entre os níveis, desde o Nível I ao Mestrado. Reiki não é uma disciplina acadêmica onde voce acaba de se formar e já faz pós-graduação e assim por diante. Há os ajustes energéticos físicos, mentais, emocionais e espirituais que ocorrem em todo iniciado. Cada pessoa reage de uma forma. Portanto, cada caso é um caso e isso precisa ser rigorosamente respeitado pelo Mestre e pelo aluno. Veja detalhes em Perguntas e Respostas. Sem esses prazos o aluno pode adoecer e não ser capaz de, no futuro, transmitir os segredos do Reiki pela iniciação de outras pessoas.
Linhagem – A linhagem é de extrema importância, pois somente ela mantém o histórico dos mestres e das iniciações. Não pode haver falha. O aluno deve ser capaz de percorrer a história desde o seu mestre ao mestre maior, Mikao Usui. Não vá em frente se o Mestre não puder comprovar a linhagem perfeita. Se você é mestre e por alguma razão não sabe a linhagem, pare de iniciar alunos e faça reciclagem a partir do Nível I com um mestre credenciado e de confiança. O Mestre equilibrado faz questão de apresentar sua linhagem e de investigá-la.
Certificados – Não aceite que seu mestre forneça um certificado para mais de um nível. Essa tática é utilizada por falsos mestres que vendem certificados pela internet. O verso dos certificados deve constar o histórico escolar, carimbo do mestre, selo seco, data da iniciação e CNPJ. Não faça curso de Reiki com mestres que emitem certificados assinados por universidades, faculdades e alguns deles são assinados por secretárias. O Mestre idôneo faz questão de ter todos esses detalhes bem explicados. Há sindicatos que não chegam nada disso e são excelentes refúgios para aqueles que nunca foram iniciados como Mestre Reiki.
Alvará de Licença e Funcionamento – Nada pode credenciar mais um Mestre ou um Terapeuta Reiki que a legalidade de um alvará de licença e funcionamento porque para se obter um é preciso estar completamente legalizado e ter as provas legais carreira em Reiki.
Direitos autorais – Coloque seu carimbo pessoal, com seu nome e número de registro, em todas as apostilas e certificados. Preserve seus direitos autorais. Esta Associação coloca à disposição de mestres filiados os certificados e diplomas já selados. Eles estão bonitos e seguros. Registre o seu diploma de mestre no Cartório de Registro de Títulos de sua cidade. O registro em cartório torna o certificado público para todo efeito legal da profissão. Exponha todos os seus certificados no seu espaço de trabalho e limite a sua atuação à técnica. Não há nada que impeça você de trabalhar com mais de uma técnica no seu espaço de trabalho, desde que você tenha listado todas elas no Alvará de Licença e Funcionamento, inclusive o horário de trabalho cobrindo sábado, domingo e feriados. Reiki funciona perfeitamente em conjunto com várias outras técnicas, desde massagem a psicoterapia. O único cuidado é misturar energias que não sejam técnicas energéticas. Pergunte à Associação sobre isso por e-mail;
O QUE O ALUNO DEVE EXIGIR DE UM MESTRE?
a) O certificado de Mestre Nível III-B (3B), com Histórico Escolar e a linhagem completa;
b) O certificado de filiação a uma entidade de classe da Terapia Reiki como é esta Associação. O Mestre Reiki e o terapeuta Reiki não precisam estar filiados a sindicato;
c) Se o Mestre é estrangeiro, o certificado deve ser legalizado no Consulado do Brasil no país de origem do Mestre. Não tem valor legal, no país, certificados ou diplomas de associações, sindicatos ou particulares estrangeiros que não sejam legalizados nos consulados e/ou embaixadas do Brasil nos países de origem. A filiação a associações estrangeiras não tem amparo legal no país;
d) Comprovante de residência, telefones de contato e e-mail. Há algum tempo foi identificada uma ¨mestra¨ no Sul do país que não tinha residência fixa, nem telefones, só e-mails. Depois de uma investigação foi constatado que ela não era mestra Reiki. Ela também prometia uma quantidade imensa de símbolos (Reiki só tem 4 símbolos) e um sistema de Reiki ¨muito poderoso¨.
e) O Mestre deve fornecer o material adequado em cada nível, mais o certificado. O certificado deve ser entregue nas últimas horas do curso presencial.
O QUE O MESTRE DEVE EXISTIR DOS CANDIDATOS A CURSO?
a) Exigir a documentação do aluno de outro mestre. O aluno de outro mestre deve apresentar cópia dos certificados, com telefone ou endereço do (a) mestre (a) que o iniciou, para se confirmar a linhagem do aluno e a autenticidade dos certificados. Se o aluno não apresentar o certificado, é necessária nova iniciação do candidato a partir do Nível I. A nova iniciação ao Nível I também deverá ser feita se o mestre contatado não fornecer ou não souber a linhagem a que pertence;
b) Se o aluno já foi iniciado e não pratica a técnica, só o inicie no próximo nível depois que o interessado fizer reciclagem no nível em que está. O candidato pode nunca ter sido iniciado. As reciclagens são de extrema importância até para quem pratica frequentemente. Sem a prática não há ativação suficiente para novos níveis de iniciação. Sem a prática, não adianta fazer outros níveis. O Mestre Mikao Usui só iniciava um aluno no nível seguinte depois de várias reciclagens.
O QUE O CLIENTE PRECISA VERIFICAR?
a) A primeira coisa que o cliente precisa perguntar ao Terapeuta Reiki ou ao Mestre Reiki é ele ou ela foi iniciado presencialmente por um Mestre Reiki Credenciado. Peça para ver o certificado ou diploma (O Mestre tem que ter os diplomas dos Níveis I, II, III-A e III-B). O Terapeuta Praticante pode trabalhar tendo os Níveis I e II.
b) Pergunte sobre a linhagem. Se a pessoa disser que fez o curso à distância, essa pessoa não transmitirá para você a energia de Reiki. Ela vai transferir para você a energia física dela e isso pode complicar a sua vida. A energia de Reiki é diferente da energia física de quem transmite. Todo ser humano pode transmitir a energia física, mas a energia de Reiki só é transmitida por quem foi iniciado presencialmente por um Mestre Reiki Credenciado e não tem NADA a esconder. Leia o artigo ¨ Qi, Chi, Ki ou Prana¨, neste site;
c) Se o consultório ou o espaço de trabalho do profissional de Reiki é limpo, sem plantas, tem banheiro com toalhas de papel, descartáveis, lixeiro de metal com tampa, maca coberta com papel descartável, igual àquele de hospitais. Se tem extintor de incêndio. O cliente não deve fazer tratamento com profissional que não tenha maca apropriada. Também não deve aceitar ser tratado em cama ou dependências íntimas. Para receber um tratamento não é necessário, em hipótese alguma, que o cliente tire a roupa, nem mesmo parcialmente.
DÚVIDAS? ametereiki@gmail.com