Por José Joacir dos Santos (*)
Tudo na vida tem um começo. De preferência que o começo seja na trilha correta. Quem envereda pela trilha errada acaba tendo que voltar à estaca zero, se tiver sorte. Cada ser humano evolui de acordo com o meio ambiente em que nasce, cresce e se desenvolve; tem grande influência do status social, especialmente educativo, da família onde nasce; a herança genética espiritual acoplada ao seu corpo físico; e, finalmente, a herança genética da família em que nasceu. A junção desses aspectos servirá para construir a base do caráter do indivíduo porque o resto a pessoa é quem faz as escolhas na vida. Ninguém nasce sabendo escolher. Em cada um desses aspectos, há processos físicos, mentais, emocionais e espirituais que podem ser corrigidos se estiverem na trilha errada e se o indivíduo tiver boa vontade. Mas, finalmente, o que é errado?
Todas as culturas, dos cinco continentes do planeta Terra, têm seus princípios e eles descrevem, literalmente, o que é certo e o que é errado. Evidentemente que há disputa em certos conceitos, quando comparados com aspectos culturais de cada civilização. Mas, ninguém pode apontar o dedo e nem desrespeitar tais princípios, a não ser que queira entrar na contramão da história ou no buraco dos valores invertidos, que não levam a nada.
Embora seja um país de tamanho continental, o Brasil tem diversas culturas, regionalismos, mas há muitos princípios em comum, quase todos advindo dominância da cultura branca judia-cristã. Como a cultura brasileira dominante vem dos colonizados pelos europeus, os princípios das culturas indígenas nativas, os povos originários, são comumente desrespeitados, como a derrubada de florestas ou a substituição de árvores por cabeça de gado. Quem não tem olhos para enxergar, também, a herança cultural dos povos escravizados?
Em se tratando de terapias, é bem evidente que cada tipo tem seus princípios básicos, diretrizes, normas, regras, protocolos, códigos e boas práticas. Ninguém tira carteira de motorista se não passar pelas normas, regras e legislação do código de trânsito. Ninguém tira carteira de identidade se não apresentar o registro de nascimento. Assim, a terapia Reiki tem seus fundamentos, princípios, regras e protocolos. Qual pessoa honesta se arriscaria em se envolver com documentos falsos como carteira de motorista? Evidentemente que estamos aqui falando de pessoas honestas. Mas, na realidade, não é bem assim. Há pessoas desonestas por natureza em todos os níveis da sociedade. Elas estão sempre buscando uma maneira de burlar normas, regras, leis, princípios, protocolos caminhos fáceis e baratos, como se o mundo inteiro fosse errado. Quem não sabe o que significa dinheiro fácil?
Cito nos meus livros o caso de uma família de ladrões desde a geração das bisavós. A cada criança que nascia era introduzida nas práticas criminais, até que um dia tudo terminou, entre eles mesmos. Outro exemplo: é muito difícil alguém sobreviver com documentação falsa de médico porque os órgãos fiscalizadores dessa categoria são muito atuantes, vigilantes, poderosos e a mentira tem pernas curtas. Mas, as Práticas Integrativas de Saúde (PICS), entre as quais se encontra a terapia Reiki, são, por natureza, livres de um controle maior, como orientou a Organização Mundial da Saúde em 1983. O estado brasileiro legalizou as PICS, que ainda esperam a sistematização no Sistema Único de Saúde (SUS). Houve a legalização, mas faltam as implementações necessárias para protegê-la e quem é responsável por isso são as prefeituras de todos os estados. Alguns prefeitos ainda fazem vista grossa nessa responsabilidade. Dessa forma, há pessoas desonestas que se aproveitam dos descasos públicos e tentam burlar os princípios sagrados da terapia Reiki. Chegam a criar espaços públicos de trabalho e até a vender certificados de mestrado pela internet. Tiram CNPJ porque o órgão encarregado de emitir aquele documento não está preocupado com mais nada a não ser arrecadar impostos. Assim, não verificam nem consultam as associações de Reiki sobre a legitimidade dos certificados e dos mestres. Faz anos que a Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki do Distrito Federal, fundada em 2003, vem denunciando, em artigos e vídeos, falsos mestres no Brasil inteiro e tem seu próprio banco de dados sobre falsos mestres. São pessoas descritas no primeiro parágrafo deste artigo, isto é, a herança genética da maldade. Aquelas que acreditam que pau que nasce torto morre torto…
Há inúmeros artigos sobre a tentativa de falsificação da terapia Reiki. Há vídeos, mas, mesmo assim, há pessoas que ainda compram essas falsificações e depois dizem que não sabiam das normas ou que foram enganadas. Não, você não pode comprar um carro e sair dirigindo por aí sem carteira de motorista e depois de um acidente dizer que não sabia que precisa ter feito o curso de direção e adquirido, legalmente, a carteira de motorista. A ideologia do jeitinho brasileiro passou de esperteza para vergonha. E há muitos maus exemplos pelo Brasil afora de quem passou da esperteza política e social para a vergonha nacional.
Portanto, a carreira de terapeuta Reiki começa com a iniciação no nível 1, em curso presencial, realizado por um (a) mestre (a) credenciado (a). Isto é, mestre (a) credenciado (a) é aquela pessoa que foi iniciada presencialmente por um (a) mestre (a) credenciado (a) e filiado a um órgão da classe de Mestre e Terapeutas Reiki como a AMETEREIKI (www.ametereiki.com.br), da mesma forma que médicos precisam ser credenciados pelo CFM, psicólogos pelo conselho de psicologia etc. O (a) mestre (a) Reiki credenciado (a) sabe de onde vem e para onde vai. Não tem medo que a polícia bata na porta porque a falsificação de profissões e de certificados é crime de falsidade ideológica pela lei brasileira.
A grande diferença técnica entre um (a) médico (a) que frequentou a universidade de medicina e um (a) mestre (a) Reiki que cumpriu os quatro níveis da sua formação é que o médico se gradua pela escola, com boletim de notas, e o mestre Reiki é iniciado, presencialmente, em cada nível de suas quatro graduações. A profissão de terapeuta Reiki não pertence à classe dos médicos. A universidade do Reiki compreende dois mundos: o mundo astral, sutil, conectado com a espiritualidade, sem ser religião. E o mundo físico que compreende a formação em cursos legais e iniciações verdadeiras, presenciais. A iniciação, em cada nível, é um momento no tempo em que o mestre, habilitado, conecta o iniciando com a chave, a raiz, o portal, a porta, a conexão que transmite a energia eletromagnética do Reiki, vinda diretamente do grande Sol Central. Esses códigos são gravados no campo eletromagnético do iniciado e o habilitam a transmitir a energia dessa terapia. Então a terapia Reiki é algo sobrenatural? Depende do seu ponto de vista. Há pessoas que ainda acreditam que a terra é quadrada e não há nada que possamos fazer. A terapia Reiki foi originalmente criada para ter essa conexão com o divino, o sagrado, sem ser religião nem misticismo.
Quando Jesus iniciou seu ministério, as pessoas lhe perguntavam quem era ele, de que escola ele vinha e a resposta era sempre a mesma: o Pai, que estava em outra dimensão, o tinha encaminhado. A ignorância reinante naquela época dominava o poder e os poderosos, que acreditavam ter domínio sobre deus ou mesmo serem porta-vozes de deus. A confusão aumentava porque havia muitas crenças e religiões, muitos deuses, inclusive homens que se diziam deuses, entre os descendentes das 12 tribos de Israel — que brigavam entre si pela representatividade de deus. Mas, o mestre Jesus tinha princípios, não pertencia àquela confusão e era muito bem assessorado, entre o céu e a terra, no sentido de que tudo tem um começo, tudo precisa ter ética e princípios. Assim, quando chegou o momento apropriado, ele buscou seu primo, João Batista, para ser iniciado (batizado) e cumprir, assim, o respeito por quem vem antes dele, isto é, as normas da terra e do céu. Já a terapia Reiki é composta por linhagens, pessoas que estudaram e dedicaram o tempo delas para serem iniciadas, desde o princípio, nível por nível, na formação de mestre Reiki. Ninguém comprou nada, falso, na internet.
Disciplinado, educado e obediente, o mestre Mikao Usui se preparou de todas as maneiras, inclusive em se submeter a iniciações budistas, taoístas, tendai, xintô, até chegar o seu momento dramático, a sua hora, de receber as instruções sobre a terapia Reiki, no monte Kurama (Japão). A mestra Takata plantou cana de açúcar com seus pais, no Havaí (EUA) até receber o chamado, de forma inusitada, para ir ao Japão e lá ser atraída para cumprir a sua missão, sendo iniciada por um dos alunos preferidos do mestre Usui. Ela é responsável pela expansão da terapia Reiki no mundo, inclusive nos EUA e Brasil. Eu tive que escutar o chamado do vento em quatro continentes para chegar a minha hora de passar por iniciações presenciais pelas mãos de mestres corretos, obedecendo, sempre, as linhagens e o caminho ancestral de Mikao Usui.
Assim, desejo a você, meu (minha) caro (cara) leitor (a) que os ventos do Divino Espírito Santo lhe alcancem, indicando um (a) mestre (a) credenciado (a) e correto (a) para lhe iniciar na carreira de terapeuta Reiki. Não se distraia. Não se deixe enganar pelos caminhos fáceis das falsificações de pessoas inescrupulosas. Não há mais lugar, no caminho sagrado da luz, para enganadores nem falsos profetas. A terapia Reiki já ultrapassou a fase da dúvida e é uma profissão regularizada pelo governo federal. Se por acaso você fraquejou e se submeteu a uma falsa iniciação comprada pela internet ou por um falso curso à distância, há como corrigir o erro. Leia o meu livro abaixo ou me procure. A partir do dia da sua verdadeira iniciação em Reiki a sua vida vai mudar, como a minha mudou, para sempre.
(*) Mestre Reiki, www.joacir.com.br, jjoacir@gmail.com, autor dos livros abaixo: