Por José Joacir dos Santos
Quando cheguei na China no início dos anos 1990, o primeiro choque foi perceber que todo mundo usava a mesma cor. Era proibido se vestir de outra cor que não fosse azul ou cinza. Era demasiadamente difícil ignorar aquilo e parecia que o objetivo do governo da época era igualar os indivíduos, diminuí-los. Sim, aquilo tinha um poder imenso sobre as pessoas e não demorou muito para que percebesse que era também um fator depressivo. Já havia experimentado algo parecido no Irã, onde a população era obrigada a usar roupas pretas. Uma ministra evangélica do governo instalado no Brasil em 2019 tentou enquadrar meninos na cor azul e meninas na cor rosa. Felizmente que a sociedade reagiu e essa loucura foi barrada. Em todos os países onde religiões ou governos tentaram controlar a vida particular de seus cidadãos só criaram traumas.
A matriz energética solar mais conhecida como energia vital é composta das sete cores do arco-íris. Cada uma delas, em particular, tem sete ou mais variações. Para os olhos mais perfeitos, entre as sete cores há variações. Tudo é administrado por frequências energéticas como as estações de rádio. Embora juntas umas das outras, são independentes e fortes por si mesmas. Tudo no planeta terra é regido por esse princípio. Tudo tem cor. Os chacras do nosso corpo são regidos por matrizes energéticas na hierarquia das cores, sendo o vermelho a cor básica, o chão, o contato com o mundo físico de todas as coisas. Veja meu livro Fundamentos da Terapia Reiki.
É por demais importante ter contato na vida diária com todas as cores, inclusive a ausência delas que é cor negra, a mescla especial sem a qual não poderíamos dormir. O corpo físico precisa do escuro para descansar e se revitalizar. A raça humana tem pigmentos de pele diferentes da mesma forma que cavalos árabes são mais altos que os mongóis. O cavalo árabe tem origem em clima quente, árido, seco e por isso é obrigado a se exercitar mais para sobreviver. O cavalo mongol vive a maior parte de seu tempo em clima frio, baixa temperatura e é obrigado a rastejar o chão em busca de alimento. Já o ser humano de regiões frias tem mais probabilidade de ser alto enquanto aquele que vive em lugares quentes tem a de ser menor em estatura. No meio de tudo isso há cores e incidências de umas sobre outras, influenciando toda espécie de ser vivo. A estrutura física de todo ser vivo depende muito da dieta alimentar, daquilo que está disponível onde vive nas quatro estações do ano, mesmo não intensas.
O prato sem fartura de cor corre o risco de não ser nutritivo, do mesmo jeito que não o são aquelas frutas enormes, exageradas, fabricadas em laboratórios e cultivadas com agrotóxicos. Cai nesse mesmo balaio aqueles salgados e doces crocantes vendidos em sacos plásticos que a natureza não consegue processar. Geralmente ficam na parte central dos supermercados. Podem encher a barriga, passar a fome, mas o corpo processa tudo como se fosse borracha. As pessoas incham, ficam obesas e desnutridas. Apesar de saborosos, têm essências artificiais de frutas e sabores, não nutrem. Nada substitui um vegetal ou uma fruta, assim como nada tem o poder de um prato colorido, sem agrotóxico, orgânico.
No meio esotérico é muito comum alguém dizer que tal cor é poderosa. Nenhuma cor se sustenta sem o aval das sete cores básicas, as mais visíveis ao olho de quem tem vidência. Cada cor se materializa por uma frequência única, própria. É por esse motivo que a cromoterapia funciona. Mesmo assim, as lâmpadas para a terapia devem ser escolhidas e testadas se estão na frequência correta. Nem toda lâmpada vermelha tem a frequência da cor vermelha. Essa qualificação envolve química especializada, inclusive da tinta. Vende-se muito gato por lebre nos dias atuais, especialmente nas compras online.
Por todas as razões, é aconselhável que invoquemos, sempre juntas, as sete cores solares. É mais razoável invocar a luz branca que as demais em separado. Os raios solares trazem a luz branca, eletromagnética, embora materialmente pareça dourado. A luz branca é a junção de todas as cores. Entre o Sol e sua pele há muitas camadas de interferências. Mesmo assim, o Sol nos ilumina e nos alimenta de sua magnifica vitalidade. Além do Sol que nos ilumina diariamente há o grande Sol Central, que nos ilumina dia e noite, basta invocarmos pela respiração e pela mente. O ideal é viver rodeado de todas as cores. Quando uma cor específica começa a chamar nossa atenção pode ser que a mensagem seja: recicle, preciso das outras cores com urgência.