A partir de 2014, a Associação adotou como exigência o Programa de Estágio Supervisionado para Mestres e Terapeutas. O Estágio Supervisionado faz parte do Histórico Escolar de todos os níveis da carreia de Mestres e Terapeutas Reiki. A Associação solicita que seus mestres implementem o Estágio Supervisionado o quanto antes possivel. Veja as instruções:
COMO IMPLEMENTAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO SEU ESPAÇO
1-Crie um formulário com os dados do aluno/estagiário: nome, nível, telefone de contato, e-mail, data em que fez o nível I, II, III-A e Mestrado
2-Estabeleça um dia ou uma tarde ou uma noite para as práticas de estágio no seu espaço ou em outro disponível.
a) Tente negociar com uma escola do bairro ou com um posto de saúde e até um hospital. Primeiro ofereça-se para dar uma palestra para a comunidade envolvida, ou seja, a escola, o hospital ou o posto de saúde para que todos tenham uma idéia clara do que é Reiki. Ofereça também para dar um curso exclusivo e gratuito para médicos, enfermeiros, professores e outros membros da entidade que você estiver negociando o estágio.
b) Faça esse tratalho inicialmente com seus próprios alunos. Se o seu trabalho for ser desenvolvido em hospital ou Posto de Saúde Público, leve apenas os alunos do Nível II em diante. Dê preferência aos que já estão filiados na AMETEREIKI porque assim eles terão a Carteira da Associação para se identificar no Hospital ou Posto de Saúde.
c) Se o trabalho for ser desenvolvido no seu próprio espaço de trabalho, inclua os alunos de Nível I.
d) Estabeleça o estágio supervisionado como requisito para os seus alunos de Mestrado (3B).
e) Depois de palestrar, negociar e obter o espaço para estágio, estabeleça uma pessoa de contato na instituição para qualquer assunto sobre o estágio.
f) Atualmente vários membros da AMETEREIKI trabalham como voluntários em hospitais e os hospitais fornecem uma sala com mala exclusivamente para esse trabalho.
g) Se o trabalho for em Hospital ou Posto de Saúde, estabeleça que você receberá, juntamente com os estagiários, apenas aqueles pacientes que o hospital ou posto de saúde indicar. Se um membro da família do paciente ou mesmo o paciente se oferecer para receber Reiki, você conversa com o (a) enfermeiro (a) responsável pelo paciente para ver se a entidade está de acordo e se não há nenhum impedimento. Sabemos que Reiki não tem contra-indicação nem limite de idade mas é preciso respeitar as regras da entidade onde o paciente estiver sendo tratado.
h) Não convide pessoas de fora do hospital ou de fora do posto de saúde para receber Reiki dentro das instalações hospitalares ou do posto de saúde, a não ser que tenha a autorização da pessoa de contato sobre esse atendimento.
i) Treine bem os seus alunos para se limitarem à prática de Reiki e à aplicação de Reiki aos pacientes de hospitais e postos de saúde. Estabeleça um supervisor substituto quando você não estiver presente. Lembre-se que hospital e posto de saúde têm seus limites e as questões de segurança.
j) Forneça ao hospital, ao posto de saúde ou à escola uma cópia da lista dos estagiários para falicitar a entrada na instituição.
3-Comunique a todos os seus alunos que estão abertas as inscrições para estágio em todos os níveis.
4-Estabeleça os treinamentos e os atendimentos públicos gratuitamente no seu espaço de trabalho gratuitamente.
6-A cada hora de trabalho voluntário do estagiário você conta como hora-aula.
a)O mínimo de horas-aula para o aluno de Nível I é de 30 horas-aula;
b)O mínimo de horas-aula para o aluno de Nível II é de 60 horas-aula;
c)O mínimo de horas-aula para o aluno de Nível III-A é 120 horas-aula;
d)O mínimo de horas-aula para o aluno de Nível III-B (Mestrado) é de 365 horas-aula. Há alunos que necessitam de dobrar essa carga-horária.
8-Você pode utilizar o total de horas-aula para avaliar se o aluno pode passar para o próximo nível. Se o aluno não for aplicado no estágio, você sugere que faça reciclagem no mesmo nível. Quanto mais o Reikiano fizer reciclagem, mais facilmente flui a energia de Reiki.
9)Diante do boletim de estágio, você pode solicitar um Certificado de Estágio Supervisionado para entregar ao aluno. Desde que você seja filiado (a) e esteja em dia com suas obrigações para com a Associação, o aluno receberá gratuitamente o Certificado de Estágio Supervisionado por e-mail.
Qualquer dúvida entre em contato: amereteiki@gmail.com