O desespero, a ganância e falhas no caráter faz algumas pessoas inventarem cursos de Reiki à distância, prometendo iniciações à distância que todos nós sabemos que são falsas. A iniciação em Reiki, de qualquer nível, só acontece de verdade de forma presencial e com um mestre credenciado e bem treinado. Fora disso, tudo é falsidade ideológica e pode levar o falsário à cadeia. Uma das formas de pegar falsário é pela linhagem. Eles não têm linhagem e a Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki tem um banco de dados com todas as linhagens originais.
A vida é um desfile de acontecimentos e o indivíduo precisa estar muito equilibrado o tempo inteiro para seguir em frente, ver o que estiver na sua frente com clareza, tomar decisões corretas, escolher o que é melhor para a sua vida (não para o seu ego) e assim cumprir o contrato espiritual eterno. Isso fica mais complicado quando a pessoa passou por iniciações, tornou-se reikiano e chegou ao nível de mestre. Cada movimento que fazemos na vida assumimos maiores responsabilidades e elas não são apenas na frequência terrestre, mas, sim, na espiritual.
O mestre Reiki que se desequilibra e passa a trabalhar sem cumprir os princípios do Reiki está apenas comprando carma negativo. É muito fácil atravessar a linha, da grossura de um fio de cabelo, entre o bem e o mal. Por isso que existem as reciclagens para mestres. Quando a porta deixa de bater é porque tem algo errado e o universo espera que a gente tenha a capacidade de ver e enxergar. Mas muitos não conseguem.
No Rio Grande do Sul, uma famosa mestra Reiki, de muitos anos de prática lançou recentemente um programa que chamou de formação mas peca em um ponto: oferece um nível após outro até o mestrado, sem os intervalos que a terapia necessita para assentar em cada aluno. Isso não é Reiki, é invenção da cabeça dela. E não é por falta de avisos, é ego pessoal atravessando a linha proibida e descontrolada. Isso ocorre muito frequentemente com aquelas pessoas que oferecem cursos de inúmeras técnicas energéticas. A energia não ignora nada. Excesso atrapalha e cria danos na aura do praticante. Por isso que a Ametereiki não recomenda que reikianos trabalhem com técnicas que lidam com a escuridão da noite e com os mundos de baixa frequência.
É preciso ter coragem para se manter sóbrio, sem seguir as tentações do ego, da ganância pelo poder e pelas demonstrações de poder porque o poder se corrompe. É preciso respeitar os princípios orientais da Terapia Reiki para que ela se mantenha elevada e recebendo as atualizações energéticas universais. Diga não aos falsários e a aqueles que desrespeitam o Reiki. (*) o mestre Joacir é autor de sete livros, entre eles Fundamentos da Terapia Reiki, volumes 1 e 2. jjoacir@yahoo.com