Por José Joacir dos Santos, Mestre Reiki e autor(*)
Nas civilizações orientais, de onde vem a terapia Reiki, iniciações são fundamentais em todos os rituais de cura física, mental, emocional e espiritual. No Budismo, no Taoísmo, no Hinduísmo, to Xintoísmo e em muitas das técnicas orientais de saúde, inseridas na medicina oriental. A terapia Reiki está incluída nesse contexto.
Quando Reiki se espalhou pelos Estados Unidos houve mal-entendidos porque os norte-americanos daquela época eram fortemente influenciados pelo protestantismo. Alguns se aproveitaram para tentar registrar patente de Reiki e assim deturpar o conhecimento oriental. O que mais assusta é que os primeiros cursos de Reiki ministrados pela Mestra Takata no continente norte-americanos foram organizados por um casal evangélico. A esposa, Beth Gray, era pastora evangélica e foi capaz de ver que a terapia Reiki não era um assunto de religião mas de saúde. Para ela e para muitos de nós estava claro que Reiki não é religião. Qualquer pessoa de qualquer religião pode ser iniciada em Reiki.
Mestres estadunidenses vieram ensinar no Brasil e pensavam que ninguém descobriria o lado comercial de muitas de suas intenções, nada mais nada menos que contrárias à filosofia oriental de onde vem Reiki. Brasileiros têm a fama de comprar sem olhar direito o que está comprando e que tudo que vem de fora do Brasil é muito bom. Claro, muita coisa vem de fora e é bom, mas temos que ter a capacidade de verificar quem vende o produto.
Um dos equívocos do protestantismo foi ignorar a vida social de Jesus, que incluía iniciação presencial, batismo, espíritos, almas, incorporação, obsessão. Muitos deles condenam até vinha, que Jesus usava até nas cerimônias. Deturparam também o respeito por imagens e até pela Mãe de Jesus. O batismo foi assimilado pelos protestantes, mas a tradução, o sentido, o significado e a tradição ficaram distorcidos. Basta ver as traduções equivocadas da bíblia, inclusive as traduzidas para o português de Portugal e depois para o português do Brasil, que são ligeiramente diferentes em alguns significados.
Nenhuma tradição japonesa funciona sem iniciações presenciais. O melhor pesquisador do mundo não vai encontrar referência a iniciação à distância, especialmente de Reiki. Isso foi inventado. Deturparam o conhecimento antigo. Portanto, iniciação de Reiki à distância não existe. Todo o processo da iniciação, em qualquer nível de Reiki, necessita dos atributos do corpo físico, do toque físico, da transmissão direta da energia e dos símbolos nos chácras. Tudo o que é oferecido na internet neste sentido é falso. E a pessoa que oferece iniciação de Reiki à distância também é considerada suspeita. Qual o mestre desonraria uma tradição de mais de cinco mil anos?
Muitos mestres brasileiros foram ao Japão mas caíram nas mãos de tradutores despreparados para o assunto e eles confundiram muita coisa, levando pessoas de boa-vontade a cair no erro. Isso também ocorre com brasileiros que vão para a India por uma semana e voltam para o Brasil para administrar cursos de fitoterapia, ioga e Reiki. Puro engano. Se uma pessoa não é capaz de entender, no Japão, o significado de Kami (a natureza, de onde tudo emana), jamais vai entender por que a iniciação de Reiki tem que ser presencial.
É surpreendente ver que alguns famosos mestres defendem esse disparato. Há até vídeo de alguém que teve a coragem de publicar um vídeo em que diz iniciar um pessoa por vídeo conferência, ela no Brasil e a pessoa em Portugal. Isso é vergonhoso. A quem essa atitude ajudaria, às gangues?
Sem o toque físico do Mestre no aluno a iniciação não acontece. E se a pessoa que não é mestre que tentar fazer uma iniciação presencial também não vai acontecer. Ninguém consegue corromper os princípios fundamentais do Reiki.
Sabemos que existem pessoas que querem tirar vantagem de tudo na vida, por falta de educação básica, ignorância e por quererem passar por cima dos outros, das tradições, o dinheiro fácil, sem trabalho, sem dedicação nem suor. Infelizmente não podemos fazer nada por elas.
Se você se deparar com um site de alguém oferecendo técnicas terapeutas energéticas semelhante a Reiki e entre elas se encontrar o oferecimento de iniciação e curso de Reiki à distância, tudo o mais que ela oferece pode ser falso também. Cabe a você investigar. Afinal de contas, se você comprar um produto falso é você quem vai ter os prejuízos. E os prejuízos espirituais obtidos com falsas iniciações são grandes, tanto para quem compra como para quem vende.
As pessoas que escolhem os falsos terapeutas de Reiki têm os seguintes problemas em comum: viviam no passado ou no futuro. Não vivem no presente; não têm um projeto de vida; compram coisas sem verificar a origem; compartilham coisas da internet sem checar a procedência, inclusive se é fake news. Têm autoestima baixa; estão presas `aquela antiga Lei do Gerson, isto é, querem tirar vantagem de tudo. Os falsos mestres que vendem os certificados falsos também têm sérios problemas de baixa autoestima e ignorância: têm linhagens falsificadas; não têm formação credenciada nem em Reiki nem nas outras terapias que oferecem; oferecem cursos no sistema EAD, copiados e robotizados. Quem quer se vincular a essa gente?
O caminho da luz não é comprado nem falsificado. É adquirido e a nossa literatura está cheia de exemplos. Diga não aos falsificados e prometedores de propriedades no céu. Refaça tudo o que você, por engano, se deixou envolver à distância. Traga de volta o seu ser espiritual eterno para o lado correto da roda do carma. Não compre o carma de falsificadores.
(*) livros: Fundamentos da Terapia Reiki volumes 1 e 2 e mais oito títulos