Por José Joacir dos Santos
Você teria coragem de dizer a um tibetano, nepalês, japonês ou indiano que a exigência de iniciações presenciais em Reiki e em muitas outras técnicas energéticas e espiritualistas é um preconceito? Essa cultura existe há mais de cinco mil anos e a nossa, a brasileira, a menos de 500 anos… Essa é a diferença. O brasileiro de cultura mediana está sempre cheio de achados. Eu acho isso, eu acho aquilo e não se dá a oportunidade de estudar.
A falta de formação acadêmica e de conhecimento popular sólido faz com que muita gente se comportar assim: quando não sabe do que está falando diz que aquele assunto é um preconceito.
Além de viajar um pouco pelo mundo antigo, onde as culturas são preservadas, essas pessoas precisam estudar, falar mais de uma língua e assim alcançar a raiz do conhecimento, que não nasceu ontem nem vai ser modificado com os achados de quem só tem um livro na prateleira.
O que se espera de um reikiano e especialmente de uma pessoa que se diz Mestre Reiki é o respeito pelas tradições orientais e também pelo público ignorante neste assunto. O que se vê na internete é exatamente o contrário. Pessoas que se dizem Mestre Reiki falando besteiras sem o menor fundo científico porque a iniciação em Reiki tem uma explicação cientifica que, naturalmente muitos mestres desconhecem porque fizeram uma má formação, barata, com pessoas sem conhecimento suficiente.
A função de um Mestre Reiki é de educar e não se pode educar quando não se tem conhecimento suficiente. Espera-se que candidatos a mestrado em Reiki e mestres recém-formados estudem muito antes de começar a formular achados que confundem o público.
Não é de surpreender que em um país do tamanho do nosso ainda existam pessoas que não sabem o que é Reiki, quase quarenta anos depois que a Organização Mundial da Saúde declarou a Terapia Reiki como de utilidade na saúde pública. Imagine esperar que aquelas pessoas saibam que iniciação em Reiki só existe presencialmente, por um mestre credenciado e experiente. Mesmo assim, não há desculpas. Quem paga um curso que promete iniciação de Reiki à distância é porque está nesse karma negativo do sofrimento e da dor. Por isso não há nada que se possa fazer para salvar essas pessoas, muito menos aqueles falsos mestres que fazem essas falsas promessas.