Devido ao fato de que a energía de Reiki altera equipamentos eletrônicos, a recomendação repassada de Mestres para Mestres Reiki é a de não fazer aplicações em pessoas com marcapasso e em estado vegetativo nos centros de reabilitação intensiva dos hospitais. Com o objetivo de comprovar essa teoría, Mestres Reiki trataram pacientes com marcapasso em hospital espanhol, supervisionados por médicos, e o resulado foi positivo no restabelecimento do paciente. Outro caso comprovado na UTI de um hospital em San Francisco, EUA, com paciente em estado vegetativo, também resultou positivo embora os aparelhos eletrônicos ligados ao paciente tenham sofrido oscilações durante a aplicação. Esse assunto requer ainda muita pesquisa e comprovação mas tudo leva a crer que o que depende mesmo é das condições de cada pessoa, especialmente do lado emocional, isto é, se a pessoa quer viver ou desistiu.
O que já não é mais questionável, mesmo dentro dos hospitais onde Reiki está autorizado, dentro e fora do Brasil, é o fato de que a terapia com Reiki relaxa o sistema muscular do indivíduo, facilitando assim o tratamento, a absorção da medicação, a melhora do ânimo, melhora o sono, diminui a ansiedade e combate a dor crônica (recomendada pela Organização Mundial da Saúde como eficar contra a dor crônica). Está também comprovada a diminuição dos efeitos colaterais de pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia, ajuda a cicatrizar, a desinchar, é eficar no tratamento de artroses e artrites, enxaqueca e dores-de-cabeça. O aspecto emocional do paciente também é alterado com sessões de 45 minutos, diminuindo o medo, a angústia e outras manifestações de desequilíbrio. Tudo isso contribui para que os pacientes se recuperem mais rápido e fiquem menos tempo nos hospitais.
Apesar dessas comprovações, por medida de precaução, é recomendável que a aplicação em clientes ou pacientes que possuam equipamentos eletrônicos ligados ao corpo físico seja sempre realizada na presença de um especialista de saúde. Há cinco anos se contava nos dedos o número de hospitais e postos de saúde que permitiam a aplicação de Reiki mas hoje não dá mais. Reiki avança nos hospitais do Brasil, da Europa e dos EUA.