Editorial
A expressão ¨boas práticas¨, não tem patente registrada. Vem do idioma inglês e serve para identificar normas, regras, e procedimentos técnicos em torno de uma profissão. As terapias de origem oriental também têm suas boas práticas, inclusive a Terapia Reiki, e esta Associação prima por preservá-las e difundi-las através de seus filiados hoje estabelecidos em consultórios particulares ou engajados em projetos sociais em postos de saúde, hospitais, escolas e organizações governamentais e privadas.
O fluxo energético da energía Reiki só reconhece a si mesmo. Por isso, as boas práticas precisam ser observadas, não importa qual seja a formação acadêmica do praticante, porque a Terapia Reiki tem seus pré-requisitos, os quais começam pela iniciação presencial, feita por um mestre habilitado. A Energía Vital do Reiki, com sua sabedoria, também requer uma linhagem, um caminho correto e uma boa intenção. Por isso, o mestre precisa ter conhecimento das boas práticas desta terapia para poder ser fiel ao conhecimento, não inventar e não correr o risco de estar mistificando o que não é místico.
A Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki (Usui Shiki Reiki Ryoho) coloca à disposição de seus filiados e do público em Reiki, neste site, uma vasta gama de conhecimentos, inclusive as Perguntas e Respostas, Orientação sobre o Estágio Supervisionado e outras práticas, mais valiosas que qualquer livro sobre Reiki. Essas Perguntas e Respostas é o resultado de muitos anos de pesquisas sobre Reiki em vários continentes.
O fluxo energético universal do Reiki é único. Por essa razão o curso de Reiki não pode ser simplesmente um curso acadêmico no mesmo nível de igualdade das demais matérias acadêmicas, assim como um dentista só pode batizar pessoas se também tiver recebido essa formação. Reiki pode ser ensinado em universidades, da mesma forma que pode também ser ensinado debaixo de uma árvore porque o local não é um pré-requisito. O pré-requisito é a iniciação, a formação do Mestre, o curso presencial, cujos procedimentos e boas práticas são passados de mestre a mestre desde muitas gerações, com raízes profundas no Oriente. Só quem é mal formado não sabe disso.
Tendo em vista que a cultura brasileira está distante das práticas diárias orientais, onde certos detalhes só o Oriental conhece, é evidente que o histórico escolar dos cursos pode ser enriquecido, o estágio supervisionado implementado, assim como a carga-horária aumentada para melhor preparar os praticantes e Mestres, sempre mantendo os procedimentos técnicos, normas, regras e boas práticas como qualquer outra terapia com origem na medicina oriental — especialmente porque a Terapia Reiki é reconhecida no Brasil como Prática Integrativa de Saúde Pública.
Qualquer dúvida ou pregunta escreva para ametereiki@gmail.com