Por José Joacir dos Santos, Mestre Reiki
O protocolo de aplicação da Terapia Reiki fundamenta essa prática nos pontos básicos em torno dos chacras, ensinados pelos mestres e de acordo com o Código de Ética publicado no site ametereiki.com.br. É sempre recomendado que o terapeuta Reiki não invente coisas e seja fiel aos fundamentos da terapia Reiki vindos do Japão. Como terapeutas precisam estar sempre buscando atualizações, nada impede que o terapeuta Reiki se interesse pelos ensinamentos da medicina chinesa, especialmente sobre os pontos de acupuntura, estudados e testados há milênios, não só na China como também em outros países asiáticos. Hoje em dia pode-se até incluir nessa lista os países da Europa e os EUA. O Brasil tem avançado muito, mas ainda precisa traduzir livros chineses com qualidade e abrir mais escolas com treinamento avançado. Já existe boa literatura sobre acupuntura em português.
Conhecer os pontos de acupuntura amplia o leque de compreensão sobre o processo de adoecimento, bem como pode direcionar, com maior precisão, os tratamentos da Terapia Reiki. De um modo geral, o cliente já chega ao consultório sabendo onde doi. Conhecendo os mapas de acupuntura, o terapeuta pode apliar o nível de conversa e o próprio atendimento ao cliente. A acupuntura já é de conhecimento public, internacional.
A minha recomendação é que os terapeutas reikianos dos níveis 3A e Mestrado adquiram e estudem os mapas de acupuntura, que já existem em português. É importante que o terapeuta no nível 2 se atenha aos princípios básicos, com muita prática, até amplicar em si mesmo o acesso à energia universal vital. É bom lembrar que o reikiano no nível 1 (um) não faz atendimentos, cuida de si mesmo e só depois do nível 2 é considerado terapeuta Reiki. Quem diz que fez curso de Reiki à distância ou iniciação à distância não é reikiano nem Terapeuta Reiki.
É a prática quem amplia e tonifica os caminhos da energia em nosso corpo. Não adianta você ter o mestrado sem se autoaplicar todos os dias e sem atender pessoas, mesmo que seja no pequeno ciclo familiar. Diferente de outras terapias, a terapia Reiki exige prática diária ou pelo menos três vezes por semana. Em 17/12/2025
